Leitor quer um jipinho acessível para fora de estrada leve; confira duas boas opções
Olá Marlon. As opções listadas por você talvez sejam as que melhor se encaixem dentro do orçamento e proposta exigidos. Caso você precise de um 4X4 tradicional, capaz de enfrentar até lama com uma simples troca de pneus, a nossa principal indicação é o Mitsubishi TR4. O modelo é produzido até hoje em Catalão (GO). Por até R$ 35 mil é possível encontrar um TR4 produzido entre 2007 e 2008, em média com 60 ou 70 mil km rodados.
Trata-se da versão de faróis redondos embutidos em uma máscara, diferente do atual no estilo frontal e pelo fato de não ter motor flex. O 2.0 16V a gasolina entrega 131 cv e 18 kgfm de torque e pode trabalhar tanto com um câmbio manual de cinco marchas quanto com um automático de quatro velocidades, com o qual perde agilidade. Se você precisa de um pouco mais de espaço, o utilitário é apenas suficiente. O acesso ao banco traseiro é prejudicado pelas portas de abertura estreita, enquanto não há folga para dois adultos altos. O porta-malas, por sua vez, é somente razoável com seus 380 litros.
Quanto ao desempenho no fora-de-estrada, o jipinho é bastante capaz e, ao contrário de modelos como o Ford EcoSport e Renault Duster, conta com tração 4X4 com reduzida e tudo. Os ângulos off-road são bons, 34º de entrada (ataque), 31º de saída e 23º de rampa.
Por que não levar um dos outros indicados? O Chevrolet Tracker é encontrado em condições semelhantes, em geral modelos 2008 e com até 70 mil km rodados. O motor 2.0 16V é padrão nos Tracker mais novos. Os mais antigos tinham opção de um 2.0 turbodiesel de origem Mazda, de anêmicos 87 cv/22 kgfm e outro mais forte da Peugeot com 108/25,5 kgfm de torque. Embora sejam encontrados por preços semelhantes aos modelos movidos a gasolina, deixaram de ser importados em 2004 e estão bem mais rodados, além de exigirem mais atenção na manutenção. No geral, o Tracker tem menor receptividade e ofertas de peças que o TR4, embora seja equivalente no uso off-road.
O Suzuki Jimny exige mais trabalho para ser encontrado por esse valor. Caso você ache um que se enquadre no orçamento, vale lembrar que o modelo existe apenas na versão duas portas, praticamente não conta com porta-malas e leva apenas quatro pessoas. Além disso, seu motor 1.3 16V de 80 cv dá apenas conta do recado, ainda que no offroad o Jimny seja um cabritinho e bote medo em muito utilitário maior. A qualidade de rodagem é outro ponto negativo em razão das suspensões por eixo rígido.
4X4 leve como opção
Agora, se você quer um preço de manutenção pouco mais baixo, mais espaço para passageiros e pode abrir mão de marcha reduzida, há o Ford EcoSport 4X4 de geração anterior. Por esse valor você consegue encontrar modelos 2008/2009 pouco mais rodados, em média com 80 mil km. Até 2010, o motor Duratec não contava com sistema flex de injeção e gera 143 cv e 19 kgfm de torque. É mais esperto que o TR4 no asfalto, mas na versão XLT 4X4 tem apenas opção de câmbio manual, nada de automático. As suspensões independentes nas quatro rodas oferecem mais conforto de rodagem e agarram melhor o asfalto.
Do tipo sob demanda (com botão para o bloqueio central), a tração 4X4 é eficiente para enfrentar trilhas leves e moderadas, só que pode pregar sustos em terrenos enlameados. Embora o espaço e acesso aos passageiros seja um pouco melhor que no Mitsubishi, o Ford fica devendo em porta-malas, com apenas 296 litros.
Fonte: Auto Esporte
Vá com a Santíssima Trindade e o Imaculado Coração de Maria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.