sábado, 5 de julho de 2014

Qual utilitário 4x4 eu compro por R$ 35.000,00

Leitor quer um jipinho acessível para fora de estrada leve; confira duas boas opções

por REDAÇÃO AUTOESPORTE
 
 
04/07/2014 08h34 - atualizado às 10h36 em 04/07/2014
Pajero TR4 e Ford EcoSport 4WD (Foto: Divulgação)
MORO EM UMA CIDADE ONDE CONSTANTEMENTE PRECISO PEGAR UMA ESTRADA DE TERRA, QUE QUANDO CHOVE SÓ UM 4X4 PARA PASSAR POR ELA, SEI QUE OS VEÍCULOS 4X4 POSSUEM UM PREÇO MAIS ELEVADO POR ISSO SOMENTE UM USADO CABE NO MEU ORÇAMENTO QUE NO MOMENTO É DE 35.000. COMO NÃO QUERO UM CARRO MUITO "VELHO" ME RESTARAM ALGUMAS ESCOLHAS DENTRE ELAS ESTÃO TR4, TRACKER, JIMNY, E OUTROS. QUAL SERIA A MELHOR OPÇÃO 4X4 NESTA FAIXA DE PREÇO?"
Marlon Souza
Olá Marlon. As opções listadas por você talvez sejam as que melhor se encaixem dentro do orçamento e proposta exigidos. Caso você precise de um 4X4 tradicional, capaz de enfrentar até lama com uma simples troca de pneus, a nossa principal indicação é o Mitsubishi TR4. O modelo é produzido até hoje em Catalão (GO). Por até R$ 35 mil é possível encontrar um TR4 produzido entre 2007 e 2008, em média com 60 ou 70 mil km rodados.
Trata-se da versão de faróis redondos embutidos em uma máscara, diferente do atual no estilo frontal e pelo fato de não ter motor flex. O 2.0 16V a gasolina entrega 131 cv e 18 kgfm de torque e pode trabalhar tanto com um câmbio manual de cinco marchas quanto com um automático de quatro velocidades, com o qual perde agilidade. Se você precisa de um pouco mais de espaço, o utilitário é apenas suficiente. O acesso ao banco traseiro é prejudicado pelas portas de abertura estreita, enquanto não há folga para dois adultos altos. O porta-malas, por sua vez, é somente razoável com seus 380 litros.
Quanto ao desempenho no fora-de-estrada, o jipinho é bastante capaz e, ao contrário de modelos como o Ford EcoSport e Renault Duster, conta com tração 4X4 com reduzida e tudo. Os ângulos off-road são bons, 34º de entrada (ataque), 31º de saída e 23º de rampa.
Por que não levar um dos outros indicados? O Chevrolet Tracker é encontrado em condições semelhantes, em geral modelos 2008 e com até 70 mil km rodados. O motor 2.0 16V é padrão nos Tracker mais novos. Os mais antigos tinham opção de um 2.0 turbodiesel de origem Mazda, de anêmicos 87 cv/22 kgfm e outro mais forte da Peugeot com 108/25,5 kgfm de torque. Embora sejam encontrados por preços semelhantes aos modelos movidos a gasolina, deixaram de ser importados em 2004 e estão bem mais rodados, além de exigirem mais atenção na manutenção. No geral, o Tracker tem menor receptividade e ofertas de peças que o TR4, embora seja equivalente no uso off-road.
O Suzuki Jimny exige mais trabalho para ser encontrado por esse valor. Caso você ache um que se enquadre no orçamento, vale lembrar que o modelo existe apenas na versão duas portas, praticamente não conta com porta-malas e leva apenas quatro pessoas. Além disso, seu motor 1.3 16V de 80 cv dá apenas conta do recado, ainda que no offroad o Jimny seja um cabritinho e bote medo em muito utilitário maior. A qualidade de rodagem é outro ponto negativo em razão das suspensões por eixo rígido.
4X4 leve como opção
Agora, se você quer um preço de manutenção pouco mais baixo, mais espaço para passageiros e pode abrir mão de marcha reduzida, há o Ford EcoSport 4X4 de geração anterior. Por esse valor você consegue encontrar modelos 2008/2009 pouco mais rodados, em média com 80 mil km. Até 2010, o motor Duratec não contava com sistema flex de injeção e gera 143 cv e 19 kgfm de torque. É mais esperto que o TR4 no asfalto, mas na versão XLT 4X4 tem apenas opção de câmbio manual, nada de automático. As suspensões independentes nas quatro rodas oferecem mais conforto de rodagem e agarram melhor o asfalto.
Do tipo sob demanda (com botão para o bloqueio central), a tração 4X4 é eficiente para enfrentar trilhas leves e moderadas, só que pode pregar sustos em terrenos enlameados. Embora o espaço e acesso aos passageiros seja um pouco melhor que no Mitsubishi, o Ford fica devendo em porta-malas, com apenas 296 litros.
Que carro eu compro? Mitsubishi Pajero TR4 ou Ford EcoSport 4WD (Foto: Divulgação)


























Fonte: Auto Esporte

Vá com a Santíssima Trindade e o Imaculado Coração de Maria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.