O novo Ford Ka, segundo modelo global da Ford desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport), chega às lojas em setembro partindo de R$ 35.390 na versão SE, carroceria hatchback de quatro portas, dotado de motor bicombustível 1.0 de três cilindros que gera 85 cavalos (etanol). Com o fim do Ka antigo e do Fiesta Rocam (que ainda existe em estoques de revendas), o novo Ka passa a ser o carro de entrada da Ford.
Executivos acreditam que ele venderá, no mínimo, 10 mil unidades por mês.
A variação sedã, denominada Ka+, será apresentada somente em agosto. É certo que ela terá uma versão com o motor Sigma de 1,5 litro (o mesmo do New Fiesta);UOL Carros avalia que a Ford pode surpreender e, num segundo momento, usar o Sigma 1.6 e a transmissão automática Powershift no Ka+, aproveitando para encerrar a importação do New Fiesta Sedan.
Executivos acreditam que ele venderá, no mínimo, 10 mil unidades por mês.
A variação sedã, denominada Ka+, será apresentada somente em agosto. É certo que ela terá uma versão com o motor Sigma de 1,5 litro (o mesmo do New Fiesta);UOL Carros avalia que a Ford pode surpreender e, num segundo momento, usar o Sigma 1.6 e a transmissão automática Powershift no Ka+, aproveitando para encerrar a importação do New Fiesta Sedan.
O modelo mede 3,89 metros, e por isso a Ford descarta (ou finge descartar) que seus maiores rivais sejam Volkswagen up! (3,6 m) e Fiat Uno (3,77 m). Se a questão for faixa de preços, é claro que são. A opção seguinte na gama da marca é o New Fiesta hatch, com 3,97 m e preços começando em R$ 42.890 (versão S 1.5). Juntando as peças do que os executivos da marca mostraram numa recente apresentação à imprensa, o plano é usar o Ka para incomodar VW Gol, Fiat Palio, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Renault Sandero (todos com motor 1.0).
Por ora, a Ford oferece apenas três versões do novo Ka, mas com o tempo uma variação mais simples (denominada S, já existente sob encomenda para frotistas) e uma esportiva (com motor 1.5, talvez resgatando o nome Action de uma série 1.6 do Ka antigo) podem ser acrescentadas ao portfólio; o que está claro é que a marca americana não quer embaralhar os preços do novo modelo com os do New Fiesta, um sucesso de vendas e também de imagem.
Conheça as versões e seus conteúdos:
+ KA SE -- R$ 35.390
De série: ar-condicionado; direção elétrica; vidros elétricos dianteiros; travas elétricas com controle remoto; sistema My Connection Gen.3 com rádio AM/FM, USB e Bluetooth, com quatro alto-falantes; My Ford Dock (compartimento para smartphone); airbag duplo; freios com ABS/EBD (antitravamento e distribuição de força) e CBC (controle de frenagem em curvas); limpador e desembaçador traseiros; chave canivete; roda aro 14" com calota integral e pneus de baixo atrito (175/65); maçanetas e retrovisores na cor do veículo; 21 porta-objetos; indicador de troca de marcha; conta-giros; abertura elétrica do porta-malas (capacidade para 257 litros); e ajuste de altura da coluna de direção.
Conheça as versões e seus conteúdos:
+ KA SE -- R$ 35.390
De série: ar-condicionado; direção elétrica; vidros elétricos dianteiros; travas elétricas com controle remoto; sistema My Connection Gen.3 com rádio AM/FM, USB e Bluetooth, com quatro alto-falantes; My Ford Dock (compartimento para smartphone); airbag duplo; freios com ABS/EBD (antitravamento e distribuição de força) e CBC (controle de frenagem em curvas); limpador e desembaçador traseiros; chave canivete; roda aro 14" com calota integral e pneus de baixo atrito (175/65); maçanetas e retrovisores na cor do veículo; 21 porta-objetos; indicador de troca de marcha; conta-giros; abertura elétrica do porta-malas (capacidade para 257 litros); e ajuste de altura da coluna de direção.
+ KA SE PLUS -- R$ 37.390
Acrescenta ao SE: vidros elétricos traseiros; SYNC Media System com AppLink, CD/MP3/USB, Bluetooth e comandos de voz em português; volante multifuncional.
Acrescenta ao SE: vidros elétricos traseiros; SYNC Media System com AppLink, CD/MP3/USB, Bluetooth e comandos de voz em português; volante multifuncional.
+ KA SEL -- R$ 39.990
Acrescenta ao SE Plus: controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas (HLA); rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de baixo atrito (195/55); luzes de neblina; computador de bordo; alarme volumétrico; ajuste de altura do banco do motorista; grade dianteira com aplique cromado; e lanternas traseiras escurecidas.
Acrescenta ao SE Plus: controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS); assistente de partida em rampas (HLA); rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus de baixo atrito (195/55); luzes de neblina; computador de bordo; alarme volumétrico; ajuste de altura do banco do motorista; grade dianteira com aplique cromado; e lanternas traseiras escurecidas.
Há aspectos curiosos no projeto, como a correia banhada em óleo que dura até 240 mil km e a assimetria na montagem do motor, para compensar o número ímpar de cilindros e evitar excesso de vibrações. O câmbio é sempre manual, de cinco marchas, com embreagem hidráulica (leia-se, mais macia). O novo Ka já tem garantido o selo de eficiência energética do Inmetro, com nota A por ter cravado 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade; e 10,4 km/l e 15,1 km/l (e/g) na estrada. A Ford jura que, quando o novo Ka for submetido aos testes de impacto do Latin NCAP, vai obter no mínimo quatro estrelas (de um máximo de cinco). Isso porque a plataforma é a mesma do New Fiesta, já aprovado pela instituição.
A paleta do novo Ka oferece sete opções, três metálicas (dois pratas e um laranja igual ao do EcoSport) e quatro lisas (dois brancos, um deles meio creme; preto e vermelho). A ausência de cores instigantes e "jovens", como amarelo, variações de azul e vermelhos metálicos, é uma questão de demanda: custam caro e pouca gente quer, dizem os executivos. (Entre os acessórios oferecidos, há kits de adesivos para personalização.)
A Ford dá garantia total de três anos, combinada à assistência 24 horas pelo mesmo período. É um pacote mais equilibrado que o da concorrência (a Hyundai dá cinco anos de garantia, mas um de assistência; a Renault dá três e dois). A primeira revisão continua sendo aos seis meses, mas a partir da segunda (de 12 meses ou 10.000 km) passam a acontecer a cada 12 meses ou 10.000 km. Segundo a Ford, as quatro primeiras visitas à oficina vão custar R$ 1.664, economia de R$ 1.300 ante o protocolo anterior.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Uma apreciação externa do novo Ka não deixa dúvidas de que Gol, Onix e Sandero (este na nova geração, já conhecida globalmente desde 2012) estão mesmo entre seus adversários preferenciais. Visto por trás de certos ângulos, o Ka parece qualquer um desses três, e vice-versa. Tanto que a equipe de UOL Carros já circulou com um exemplar por São Paulo, em situação de trânsito intenso, e ninguém deu a menor bola. Devem ter achado que era um Gol (ou Onix, ou Sandero).
Obviamente, quando visto de frente o Ka não guarda qualquer semelhança com os rivais, mas toda com o restante da atual gama global da Ford -- resultado da grade trapezoidal e do conjunto óptico alongado pelos paralamas. O Ka é mais massudo e mais alto, mas até vendedor de autorizada vai chamá-lo de "New Fiestinha", podem apostar. (E isso não é algo ruim.)
A cabine do compacto é claramente a de um carro de entrada. Os plásticos são mais simples que os do New Fiesta, os insertos imitando metal são opacos, o conjunto de instrumentos -- discreto e funcional -- poderia estar numa fictícia nova geração do Rocam. Nem na versão SEL, de R$ 40 mil, há ajuste elétrico dos retrovisores (item vendido como acessório original).
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Uma apreciação externa do novo Ka não deixa dúvidas de que Gol, Onix e Sandero (este na nova geração, já conhecida globalmente desde 2012) estão mesmo entre seus adversários preferenciais. Visto por trás de certos ângulos, o Ka parece qualquer um desses três, e vice-versa. Tanto que a equipe de UOL Carros já circulou com um exemplar por São Paulo, em situação de trânsito intenso, e ninguém deu a menor bola. Devem ter achado que era um Gol (ou Onix, ou Sandero).
Obviamente, quando visto de frente o Ka não guarda qualquer semelhança com os rivais, mas toda com o restante da atual gama global da Ford -- resultado da grade trapezoidal e do conjunto óptico alongado pelos paralamas. O Ka é mais massudo e mais alto, mas até vendedor de autorizada vai chamá-lo de "New Fiestinha", podem apostar. (E isso não é algo ruim.)
A cabine do compacto é claramente a de um carro de entrada. Os plásticos são mais simples que os do New Fiesta, os insertos imitando metal são opacos, o conjunto de instrumentos -- discreto e funcional -- poderia estar numa fictícia nova geração do Rocam. Nem na versão SEL, de R$ 40 mil, há ajuste elétrico dos retrovisores (item vendido como acessório original).
UOL Carros foi criticado recentemente por fazer uma "lista de coisas inúteis do seu carro". Entre os itens dispensáveis estavam os porta-objetos -- e o novo Ka tem 21 deles, incluindo porta-copos e garrafas. Perdemos? Não! O carrinho da Ford dispõe de uma prateleira no console central (emborrachada na unidade que dirigimos) perfeita para acomodar smartphones de qualquer tamanho, sem risco de cair. E nossa crítica era, basicamente, a certos carros com 1 milhão de porta-objetos e zero porta-celular.
Fonte: UOL Carros
"Olhemos com maior apreço o trabalho das aias e dos colaboradores domésticos: é um serviço precioso". Papa Francisco
Vá com a Santíssima Trindade e o Imaculado Coração de Maria!
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