Reestilizado, hatch da Renault tem pacote maior de equipamentos e desenho mais atraente
Karina Craveiro, de Florianópolis (SC)
Renault/Divulgação
A Renault apresentou nesta segunda-feira (30) o novo Sandero, que chega às concessionárias da marca no dia 15 julho. O modelo parte de R$ 29.890 na versão de entrada, Authentique 1.0, e chega a R$ 42.390 na topo de linha, Dynamique 1.6. A configuração básica do Sandero antigo saía das lojas por R$ 30.550, uma redução de R$ 660. Além dessas duas configurações, há ainda as intermediárias Expression 1.0 e 1.6, disponíveis por R$ 34.990 e R$ 38.590, respectivamente. A "pseudo-aventureira" Stepway e as equipadas com câmbio automático virão no fim do ano, na mesma época do Salão do Automóvel, em outubro.
A nova aparência é o principal chamariz do Sandero. O concorrente de Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Fiat Palio e Chevrolet Onix tem dianteira com para-choque, grade, faróis e capô redesenhados. Em termos de equipamentos, a versão de entrada traz airbag duplo, ABS com distribuição eletrônica de frenagem, direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, rodas de 15 polegadas, retrovisor com regulagem interna e abertura interna do porta-malas. Como comparação, a mesma configuração do antigo modelo trazia apenas freios ABS e airbags duplos - obrigatórios por lei -, vidros verdes, ar quente e brake light.
A intermediária Expression tem os mesmos equipamentos da Authentique, mais rádio CD MP3 com entrada USB e Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme perimétrico, computador de bordo e retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria. Na mais completa, a Dynamique, o hatch tem extras faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros e traseiros, piloto automático, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores e volante revestido em couro.
No novo Sandero, a Renault disse que atualizou a suspensão, agora mais calibrada para conforto e estabilidade. A dianteira tem estrutura tipo McPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados a molas helicoidais – na versão Dynamique, ela é complementada por uma barra estabilizadora. Atrás, utiliza um sistema semi-independente, com barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores verticais, com barra estabilizadora. A bitola dianteira aumentou 33 mm e a traseira está 25 mm maior.
A direção também mudou e, de acordo com a marca, ficou mais precisa com a nova assistência variável. O isolamento do ruído do motor foi aprimorado com o uso de mantas e revestimentos isolantes em pontos estratégicos da carroceria e no interior do carro. Segundo a Renault, o ruído do vento foi reduzido pela adoção de novas juntas nas portas dianteiras e pelos novos acabamentos de montagem dos componentes da carroceria. No mais, o Sandero tem as mesmas dimensões da antiga versão: são 2,59 metros de entre-eixos, 4,02 m de comprimento e 1,52 m de altura. O porta-malas comporta até 320 litros.
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