sábado, 20 de setembro de 2014

Comparativo: Ford Ka enfrenta Hyundai HB20 e VW up!

No embate entre os hatches compactos com motor três cilindros, veja quem se dá melhor

por JULIO CABRAL
 
 
20/09/2014 09h28 - atualizado às 10h11 em 20/09/2014
Compartativo: Novo Ford Ka enfrenta Hyundai HB20 e VW up! (Foto: Autoesporte)
Falar de carro 1.0 antigamente gerava piadas prontas. As primeiras levas com modelos pesados adaptados aos motorzinhos criados a toque de caixa gerava verdadeiras “depressões ao dirigir”. Bem diferente das impressões desse trio. Responsável por mais de 50% das vendas, o segmento dos hatches compactos espanou a poeira nos últimos tempos e não abandonou os 1.0. Pelo contrário, adotou novos tricilíndricos, algo que une o Ford Ka, Hyundai HB20 e Volkswagen up! comparados. Entre os mais vendidos, o  Chevrolet Onix foi uma das referências para o Ka, junto com o HB20. Para saber se o recém-chegado consegue bater o Onix LT 1.0, clique e confira este comparativo.
Aqui a disputa é entre iguais, mas alguns são mais compactos do que outros. O up! é o menorzinho com 3,60 metros, contra 3,90 m do HB20 e 3,88 m do Ka. É um subcompacto, dois centímetros menor que aquele primeiro Ka. Claro que, como a disputa é em preço e motorização, o up! não foi considerado café com leite. E nem deveria, pois o seu espaço interno é bem aproveitado.
Compartativo: Novo Ford Ka enfrenta Hyundai HB20 e VW up! (Foto: Fabio Aro)
Pensado desde o início como tricilíndrico, o up! cortou o volume dianteiro. Isso fez dele uma caixinha arredondada capaz de levar quatro adultos, mas as pernas de quem tem mais de 1,80 m terão aperto. O porta-malas de 262 litros compensa.
Embora tenha a base do Fiesta, a altura de 1,52 m deu ao Ka mais espaço para passageiros com mais de 1,80 m. Na contramão, o porta-malas é prensado pelas caixas das rodas e leva 216 l. Tão pouco que medimos novamente no tira teima. Quem equilibra as pontas é o HB20. Há espaço para quatro adultos sem forçar a amizade como o Ka, só que as malas encontram alívio nos 276l, diferença que leva a bagagem de um mochileiro.
Novo Ford Ka (Foto: Fabio Aro)
A ambientação reflete as aspirações. O up! teve que substituir o Gol G4, mas o resultado não descuida dos materiais. O painel tem plásticos corrugados e, na versão High up!, cor clara. Apenas o conta-giros “relógio Swatch” não agrada. Com texturas estriadas, o Ka parece melhor acabado que o New Fiesta. O Hyundai também mimetiza modelos mais caros e, além de estampa de i30, traz sensação de solidez em tudo. Não se prenda aos detalhes, contudo, a versão fotografada é a Copa do Mundo, a única 1.0 disponível na frota da marca.
TODOS OS PREÇOS E ITENS DE SÉRIE
Foi-se a época em que populares não traziam retrovisor direito ou encosto de cabeça. O HB20 Comfort Style sai por R$ 41.440 e traz itens semelhantes ao KA SEL. Em relação ao modelo que é uma forte referência no segmento, o KA SEL deve apenas o volante ajustável em profundidade e retrovisores elétricos (em uma era que alguns rivais já popularizaram até o recurso tilt-down) e traz a mais rodas de liga aro 15, controles eletrônicos e Hill-Holder, funcionalidades que custam bem mais caro, uma troca comum. Em meio a toda essa segurança, só esqueceram dos múltiplos airbags (oferecidos normalmente nos compactos europeus) e do Isofix lembrado pelos rivais da VW e Hyundai, uma economia injustificada. Tal como outros compactos "completinhos", cobra caro, porém oferece mais pelos iniciais R$ 39.990. Já o up! tem que ter preço inicial de briga e investe nos opcionais. Como testado com ar, GPS, som e GPS, o High up! chega a R$ 42.286, incluindo os bancos de couro presentes no Move up! fotografado. Vale mais a pena pegar um completo da série Black, White ou Red de R$ 41.120 (que volta e meia são vendidos com descontos) ou se resignar aos modelos nem tão equipados assim, esses sim destaques em custo-benefício na linha up!. 
Volkswagen up! (Foto: Fabio Aro)
Ter motorzinhos fez bem à dinâmica deles. Os três cilindros são mais leves e econômicos - um cilindro a menos diminui perdas em atrito -, sem decepcionar em rendimento. O fato de todos terem motores com quatro válvulas por cilindro (12V) não os deixou apáticos em baixa. Se o up! de 82 cv era o 1.0 mais rápido e vai aos 100 km/h em 14,5 s, empatado com o Nissan New March, o Ka conseguiu 13,5 s, enquanto o HB20 de 80 cv fecha a em 15,1 s. O torque de 10,7 kgfm do Ka chega a 4.500 giros, então é necessário cravar mais o pé no acelerador, o que não tolhe a agilidade nas retomadas. De 60-100 km/h foram 12,7 s contra 13,2 do Hyundai e 14 s do VW. De 80 a 0 km/h, HB20 e Ka empatam com 27,1 m, longe do bom resultado de 25,8 m do up!
A economia é o mantra do up! e Ka. O VW marcou 10,2 km/l de etanol na cidade e ótimos 15,7 km/l na estrada. Já o Ford fez 10,8 km/l e 13,3 km/l, respectivamente. Ambos têm indicador de troca de marcha por volta dos 3 mil giros e ajudam a economizar com aplicativos. Sem isso e com motor que exige mais acelerador, o HB20 marcou 9,2 km/l urbanos e 11,8 km/l rodoviários.
Hyundai HB20 (Foto: Fabio Aro)
Nem tudo é grana do combustível. A tocada prazerosa é comum ao trio. O HB20 é refinado nas reações e parece mais ágil do que dizem os números. Só deve na suspensão que chega a final de curso abruptamente. O up! se vale do baixo peso de 910 kg para abordar curvas com precisão, chega ser mais kart que o Ka. A sua qualidade de rodagem é premium e as suspensões são confortáveis sem perder a firmeza nas curvas.
Se você quer o meio termo, fique com o Ka. Ele guardou o jeito formiga atômica e a direção apontou-virou e, de quebra, ganhou o que não tinha: um motor 1.0 rápido. Dos três, é o que sente menos as vibrações dos três cilindros.
ModeloCesta de peçasGarantiaRevisões até 30 mil Km
Ford KaR$ 2.2503 anosR$ 1.664
Hyundai HB20R$ 2.6555 anosR$ 1.089
Volkswagen up!R$ 2.3583 anosR$ 1.240
Moral da história
Ao computar os pontos, o up! esbarra nos custos e, embora saia-se bem no segmento de entrada, perde brilho entre os mais caros. O HB20 perde em consumo, itens de série e desempenho, mas leva vantagem em quesitos como bagageiro, preço de manutenção e garantia de cinco anos, combatida pela Ford com a oferta de três anos de serviço de atendimento 24 horas - dois a mais do que nos rivais. Os preços de revisão beneficiam o Hyundai que, porém, não inclui a mão de obra gratuita na revisão de 30 mil km, quando é trocada a correia. Combinada ao pacote superior de série, segurança (quase) em dia com o oferecido na Europa (ficaram de fora os múltiplos airbags e Isofix) e preço mais baixo, a mudança de gênero foi o que o levou o Ford Ka sair de primeira com essa vitória.
 Ford Ka SELHyundai HB20 Comfort StyleVW high up!
Preço sugeridoR$ 39.990R$ 41.440R$ 36.520
Motor1.0 de 85 cv e 10,7 kgfm1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm1.0 de 82 cv e 10,4 kgfm
Aceleração 0-100 km/h13,5 s15,1 s1,4 s
Aceleração 0-400 m18,8 s19,5 s19,1 s
Retomada 40-80 km/h8,58,89
Retomada 60-100 km/h12,713,514
Retomada 80-120 km/h20,321,325,7
Consumo urbano10,8 km/l9,2 km/l10,6 km/l
Consumo rodoviário13,3 km/l11,8 km/l15,7 km/l






Fonte: Auto Esporte
Queridos jovens, escutai dentro de vós! Cristo bate à porta do vosso coração. Papa Francisco
Vá com Deus e o Imaculado Coração de Maria!

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