No embate entre os hatches compactos com motor três cilindros, veja quem se dá melhor
SAIBA MAIS
Falar de carro 1.0 antigamente gerava piadas prontas. As primeiras levas com modelos pesados adaptados aos motorzinhos criados a toque de caixa gerava verdadeiras “depressões ao dirigir”. Bem diferente das impressões desse trio. Responsável por mais de 50% das vendas, o segmento dos hatches compactos espanou a poeira nos últimos tempos e não abandonou os 1.0. Pelo contrário, adotou novos tricilíndricos, algo que une o Ford Ka, Hyundai HB20 e Volkswagen up! comparados. Entre os mais vendidos, o Chevrolet Onix foi uma das referências para o Ka, junto com o HB20. Para saber se o recém-chegado consegue bater o Onix LT 1.0, clique e confira este comparativo.
Aqui a disputa é entre iguais, mas alguns são mais compactos do que outros. O up! é o menorzinho com 3,60 metros, contra 3,90 m do HB20 e 3,88 m do Ka. É um subcompacto, dois centímetros menor que aquele primeiro Ka. Claro que, como a disputa é em preço e motorização, o up! não foi considerado café com leite. E nem deveria, pois o seu espaço interno é bem aproveitado.
Pensado desde o início como tricilíndrico, o up! cortou o volume dianteiro. Isso fez dele uma caixinha arredondada capaz de levar quatro adultos, mas as pernas de quem tem mais de 1,80 m terão aperto. O porta-malas de 262 litros compensa.
Embora tenha a base do Fiesta, a altura de 1,52 m deu ao Ka mais espaço para passageiros com mais de 1,80 m. Na contramão, o porta-malas é prensado pelas caixas das rodas e leva 216 l. Tão pouco que medimos novamente no tira teima. Quem equilibra as pontas é o HB20. Há espaço para quatro adultos sem forçar a amizade como o Ka, só que as malas encontram alívio nos 276l, diferença que leva a bagagem de um mochileiro.
A ambientação reflete as aspirações. O up! teve que substituir o Gol G4, mas o resultado não descuida dos materiais. O painel tem plásticos corrugados e, na versão High up!, cor clara. Apenas o conta-giros “relógio Swatch” não agrada. Com texturas estriadas, o Ka parece melhor acabado que o New Fiesta. O Hyundai também mimetiza modelos mais caros e, além de estampa de i30, traz sensação de solidez em tudo. Não se prenda aos detalhes, contudo, a versão fotografada é a Copa do Mundo, a única 1.0 disponível na frota da marca.
TODOS OS PREÇOS E ITENS DE SÉRIE
Foi-se a época em que populares não traziam retrovisor direito ou encosto de cabeça. O HB20 Comfort Style sai por R$ 41.440 e traz itens semelhantes ao KA SEL. Em relação ao modelo que é uma forte referência no segmento, o KA SEL deve apenas o volante ajustável em profundidade e retrovisores elétricos (em uma era que alguns rivais já popularizaram até o recurso tilt-down) e traz a mais rodas de liga aro 15, controles eletrônicos e Hill-Holder, funcionalidades que custam bem mais caro, uma troca comum. Em meio a toda essa segurança, só esqueceram dos múltiplos airbags (oferecidos normalmente nos compactos europeus) e do Isofix lembrado pelos rivais da VW e Hyundai, uma economia injustificada. Tal como outros compactos "completinhos", cobra caro, porém oferece mais pelos iniciais R$ 39.990. Já o up! tem que ter preço inicial de briga e investe nos opcionais. Como testado com ar, GPS, som e GPS, o High up! chega a R$ 42.286, incluindo os bancos de couro presentes no Move up! fotografado. Vale mais a pena pegar um completo da série Black, White ou Red de R$ 41.120 (que volta e meia são vendidos com descontos) ou se resignar aos modelos nem tão equipados assim, esses sim destaques em custo-benefício na linha up!.
Ter motorzinhos fez bem à dinâmica deles. Os três cilindros são mais leves e econômicos - um cilindro a menos diminui perdas em atrito -, sem decepcionar em rendimento. O fato de todos terem motores com quatro válvulas por cilindro (12V) não os deixou apáticos em baixa. Se o up! de 82 cv era o 1.0 mais rápido e vai aos 100 km/h em 14,5 s, empatado com o Nissan New March, o Ka conseguiu 13,5 s, enquanto o HB20 de 80 cv fecha a em 15,1 s. O torque de 10,7 kgfm do Ka chega a 4.500 giros, então é necessário cravar mais o pé no acelerador, o que não tolhe a agilidade nas retomadas. De 60-100 km/h foram 12,7 s contra 13,2 do Hyundai e 14 s do VW. De 80 a 0 km/h, HB20 e Ka empatam com 27,1 m, longe do bom resultado de 25,8 m do up!
A economia é o mantra do up! e Ka. O VW marcou 10,2 km/l de etanol na cidade e ótimos 15,7 km/l na estrada. Já o Ford fez 10,8 km/l e 13,3 km/l, respectivamente. Ambos têm indicador de troca de marcha por volta dos 3 mil giros e ajudam a economizar com aplicativos. Sem isso e com motor que exige mais acelerador, o HB20 marcou 9,2 km/l urbanos e 11,8 km/l rodoviários.
Nem tudo é grana do combustível. A tocada prazerosa é comum ao trio. O HB20 é refinado nas reações e parece mais ágil do que dizem os números. Só deve na suspensão que chega a final de curso abruptamente. O up! se vale do baixo peso de 910 kg para abordar curvas com precisão, chega ser mais kart que o Ka. A sua qualidade de rodagem é premium e as suspensões são confortáveis sem perder a firmeza nas curvas.
Se você quer o meio termo, fique com o Ka. Ele guardou o jeito formiga atômica e a direção apontou-virou e, de quebra, ganhou o que não tinha: um motor 1.0 rápido. Dos três, é o que sente menos as vibrações dos três cilindros.
Modelo | Cesta de peças | Garantia | Revisões até 30 mil Km |
---|---|---|---|
Ford Ka | R$ 2.250 | 3 anos | R$ 1.664 |
Hyundai HB20 | R$ 2.655 | 5 anos | R$ 1.089 |
Volkswagen up! | R$ 2.358 | 3 anos | R$ 1.240 |
Moral da história
Ao computar os pontos, o up! esbarra nos custos e, embora saia-se bem no segmento de entrada, perde brilho entre os mais caros. O HB20 perde em consumo, itens de série e desempenho, mas leva vantagem em quesitos como bagageiro, preço de manutenção e garantia de cinco anos, combatida pela Ford com a oferta de três anos de serviço de atendimento 24 horas - dois a mais do que nos rivais. Os preços de revisão beneficiam o Hyundai que, porém, não inclui a mão de obra gratuita na revisão de 30 mil km, quando é trocada a correia. Combinada ao pacote superior de série, segurança (quase) em dia com o oferecido na Europa (ficaram de fora os múltiplos airbags e Isofix) e preço mais baixo, a mudança de gênero foi o que o levou o Ford Ka sair de primeira com essa vitória.
Ford Ka SEL | Hyundai HB20 Comfort Style | VW high up! | |
---|---|---|---|
Preço sugerido | R$ 39.990 | R$ 41.440 | R$ 36.520 |
Motor | 1.0 de 85 cv e 10,7 kgfm | 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm | 1.0 de 82 cv e 10,4 kgfm |
Aceleração 0-100 km/h | 13,5 s | 15,1 s | 1,4 s |
Aceleração 0-400 m | 18,8 s | 19,5 s | 19,1 s |
Retomada 40-80 km/h | 8,5 | 8,8 | 9 |
Retomada 60-100 km/h | 12,7 | 13,5 | 14 |
Retomada 80-120 km/h | 20,3 | 21,3 | 25,7 |
Consumo urbano | 10,8 km/l | 9,2 km/l | 10,6 km/l |
Consumo rodoviário | 13,3 km/l | 11,8 km/l | 15,7 km/l |
Fonte: Auto Esporte
Queridos jovens, escutai dentro de vós! Cristo bate à porta do vosso coração. Papa Francisco
Vá com Deus e o Imaculado Coração de Maria!
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