terça-feira, 23 de setembro de 2014

Aceleramos os chineses Zotye Logic e Hunter, que chegam ao Brasil em 2015

Marca asiática estreia no mercado nacional em janeiro com um hatch e um SUV compacto que custarão, respectivamente, R$ 27.590 e R$ 49.490

por GIULIA LANZUOLO, DE CARIACICA (ES)
 
 
23/09/2014 11h47 - atualizado às 11h52 em 23/09/2014
Zotye Hunter e Logic (Foto: Marcos Camargo)
A história se repete. Entre 2009 e 2011, o mercado brasileiro assistiu à chegada de uma montadora chinesa atrás da outra, entre elas Chery e JAC. De 2013 para cá, a conterrânea Geely começou suas atividades com dois modelos. Em 2015, será a vez da Zotye, que lança em janeiro o hatch Logic e o SUV compacto Hunter, previstos em R$ 27.590 e R$ 49.490, respectivamente. Aceleramos com exclusividade os veículos importados da China, que poderão ser encontrados em até 30 concessionárias Brasil afora, de acordo com a montadora. Segundo Cadu Barbosa, presidente da marca no Brasil, foram investidos R$ 60 milhões para fazer a Zotye atravessar oceanos. Até 2017, a empresa pretende nacionalizar os veículos, criando uma fábrica no Espírito Santo e expandindo a rede para 120 lojas.
Zotye Hunter

Apesar do Hunter ser o SUV mais exportado da China, ele precisará evoluir para conquistar espaço por aqui. Com motor 1.5 a gasolina de 110 cv e 18,3 kgfm e transmissão manual de cinco marchas, o modelo traz de série itens como Isofix, sensor de estacionamento e faróis de neblina, mas esquece do esmero no acabamento. Há muitas rebarbas no interior de plástico, além de peças mal planejadas. Um exemplo são os botões para abertura dos vidros que, pouco práticos, exigem contorsões nos braços do motorista.
Zotye Hunter (Foto: Marcos Camargo)
Esse visual anos 1990 não é por acaso. A base do Hunter é a primeira geração do Daihatsu Terios, de 1997. O design interno também remete ao passado. A soma faz com que o SUV fique com um visual ultrapassado diante da concorrência. Embora aluda a rivais como Suzuki Jimny, que tem dispositivos 4x4, o Hunter deve competir com modelos de outra laia. Ele não tem funções que permitam enfrentar terrenos fora de estrada.
Zotye Hunter (Foto: Divulgação)
A cabine do utilitário-esportivo garante bom espaço para a cabeça e para as pernas de quem vai atrás, devido ao piso quase plano. O problema é que os bancos traseiros são projetados - e divididos - para duas pessoas. O entre-eixos tem 2,42 metros, próximo ao do Nissan March, por exemplo, de 2,45 m, e 10 cm menor que o do Ford EcoSport. A largura do veículo é a mesma do Fiat Palio, de 1,67 m. Mas o formato chapado das portas e a ergonomia dos bancos impede que os ocupantes tenham sensação de amplitude.
Com o volante desalinhado e o câmbio impreciso, duro de engatar, o Hunter deixa a desejar em dirigibilidade. Rodamos com os modelos num circuito fechado, alcançando no máximo 60 km/h. Nesse pequeno trecho, foi possível notar que o SUV pena nas retomadas, sobretudo da primeira para segunda marcha, quando o motorista tende a estar em velocidade reduzida. A suspensão poderia ser melhor calibrada, mas tem o estilo "molenga", que faz com que o impacto do solo volte, trazendo chacolhões para dentro da cabine.
Zotye Hunter (Foto: Divulgação)
Confira a lista completa de itens de série do modelo: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, freios ABS com EBD, rodas de liga leve, limpador e desembaçador do vidro traseiro, rádio com toca CD e MP3, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, spoiler com terceira luz de freio integrada, Isofix, travamento automático das portas a 10km/h, assentos traseiros rebatíveis, porta óculos e capa de estepe em lona flexível.

Zotye Logic

As impressões dinâmicas do Logic são parecidas com as de seu irmão. O hatch, porém, sai à frente com a direção melhor ajustada - apesar do mesmo câmbio -, além do pacote farto de equipamentos. Com motor 1.0 três cilindros a gasolina de 68 cv e 12,4 kgfm, ele peca no mau acabamento e na falta de espaço. Alguns parafusos são aparentes e no lugar do porta-luvas há um vão sem tampa, que faz as vezes de porta-treco. Não há encosto de cabeça no banco traseiro, mas, segundo o presidente nacional da Zotye, isso será ajustado até o lançamento. O item é obrigatório por lei.
Zotye Logic (Foto: Marcos Camargo)
No interior do veículo, chama atenção a combinação inusitada de cores. Painel, portas e tapeçaria misturam marrom, preto e bege, com alguns detalhes prateados. Os bancos também mesclam preto e bege. De acordo com a marca, a combinação faz sucesso entre os chineses, mas será mudada para o mercado nacional. Por aqui, a montadora oferecerá o pretinho básico misturado a outros tons.

Apesar do motor menos vigoroso, o Logic engrena com mais facilidade. O senão ao conduzí-lo vem, na verdade, do câmbio, com engates muito duros e imprecisos. A suspensão é mais bem calibrada que a do Hunter, mas não deixa os ocupantes incólumes aos impactos do solo. Conforme citado, a direção também é melhor ajustada, mas poderia oferecer mais precisão.
Zotye Logic (Foto: Marcos Camargo)
A proposta do Logic é ser um hatch estritamente urbano e isso se reflete no porta-malas com capacidade para 129 litros, volume de subcompacto. Seu entre-eixos de 2,36 m é quase o mesmo do Uno, de 2,37 m. Ele não chega a ser apertado quanto o recém-avaliado Geely GC2, também chinês, mas não é tão bem planejado quanto o hatch da Fiat.

Confira a lista completa de itens de série do modelo: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, freios ABS com EBD, rodas de liga leve, limpador e desembaçador do vidro traseiro, rádio com MP3, banco traseiro rebatível, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, terceira luz de freio, Isofix, travamento automático das portas a 10km/h, aviso sonoro de afivelar cintos, faróis com modo siga-me home e sistema anti-roubo.

Mercado

De acordo com o presidente da Zotye no Brasil, outros quatro modelos estão na mira da montadora chinesa para o mercado nacional. Os primeiros seriam o sedã Z300 e o SUV T600, cogitados para outubro de 2015. Por enquanto, a preocupação da marca será fazer alguns ajustes antes dos carros chegarem às autorizadas. É o tempo de burilar o produto para bancar a aposta de 700 unidades do Logic e 500 do Hunter emplacadas por mês até 2016.
Zotye Logic (Foto: Marcos Camargo)

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