terça-feira, 19 de agosto de 2014

Fabricado no Brasil, Peugeot 208 recebe quatro estrelas no teste do Latin NCAP

Fiat Palio e Chevrolet Onix também foram testados na 5ª etapa do programa, mas não se saíram tão bem, conquistando apenas 3 estrelas em segurança para adultos

por REDAÇÃO AUTOESPORTE
 
 
19/08/2014 11h38 - atualizado às 12h56 em 19/08/2014
Crash test do Peugeot 308 (Foto: Reprodução)
O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, Latin NCAP, divulgou nesta terça-feira (19) o resultado de uma nova bateria de testes de segurança. Nessa etapa foram testados os modelos Chevrolet Spark, Fiat novo Palio com airbag , Fiat novo Palio sem airbag, Chevrolet Onix e Peugeot 208. Dos modelos fabricados e vendidos no Brasil, aquele a alcançar a melhor avaliação foi o hatch Peugeot 208, que recebeu quatro estrelas no quesito segurança para adultos e três estrelas para segurança para crianças. Já os compactos Chervrolet Onix e Chevrolet Palio ficaram com uma avaliação apenas satisfatória com  três estrelas para adultos e duas estrelas para crianças.
Crash test do Fiat Novo Palio com airbag duplo (Foto: Reprodução)
O Fiat novo Palio sem airbag, está entre os piores carros avaliados pelo programa. O compacto não recebeu estrela alguma no teste de colisão no quesito para segurança para adultos e apenas duas estrelas no quesito de segurança para crianças, embora desde maio a montadora tenha parado a produção do modelo sem o item de segurança. Desde janeiro de 2014, o airbag duplo é obrigatório no Brasil. A mesma pontuação baixa foi alcançada pelo Chevrolet Spark, que não é vendido no país.
Segundo o Latin NCAP, o desempenho do Chevrolet Onix decepciona, por ser um projeto novo. Apesar de a estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de Isofix e de cintos de três pontos em todas as posições, bem como o desempenho dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) afetaram na avaliação final. A instituição diz esperar que a Chevrolet atinja logo as cinco estrelas em vez de ficar com seus atuais e desapontadores resultados.
Crash test do Chevrolet Onix (Foto: Reprodução)
“É alentador ver como os fabricantes trazem plataformas novas e mais seguras para a região. Contudo, equipamentos básicos aqui adotados estão aquém dos usados em outros mercados, como o europeu, em que um mesmo modelo é vendido mais barato que na América Latina”, Alejandro Furas, diretor técnico do Latin NCAP. Apesar do Peugeot 208 nacional ter conseguido cinco estrelas, vale ressaltar que o único veículo fabricado no Brasil a conquistar as cinco estrelas até hoje foi o Volkswagen up!, avaliado em janeiro deste ano.
Metodologia
O Latin NCAP realiza os crash tests frontais de veículos cedidos por montadoras ou adquiridos a partir do patrocínio de instituições que apoiam o programa. A colisão é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros. A nota máxima para cada avaliação é de cinco estrelas.
Neste ano, o Latin NCAP aumentou a exigência de avaliação para os ocupantes crianças. Agora, é utilizada uma nova tecnologia de dummy infantil (boneco Q) para representar crianças de três anos e de 18 meses. Além disso, o programa agora também leva em consideração a facilidade de instalação dos equipamentos de retenção infantil. Para o Latin NCAP, adoção dos sistemas de ancoragem Isofix é peça-chave para reduzir a probabilidade de uma instalação incorreta e, geralmente, melhora o desempenho dinâmico.
                                           SAIBA COMO FUNCIONA O TESTE DE SEGURANÇA DO LATIN NCAP
Teste de ImpactoFrontal pacial (40%) e lateral com barreira móvel deformável
Teste para CriançasFixação das cadeirinhas com Isofix em complemento aos testes de impacto
Testes ComplementaresAviso de uso do cinto de segurança
Velocidade do Impacto Frontal64 km/h
Quem Financia os TestesO próprio Latin NCAP ou a fabricante do veículo testado.
Para Tirar a Nota MáximaOferecer Isofix de série no Brasil, Argentina e México, ter sistema ABS de quatro canais (que permite a instalação do ESP) e possuir aviso do uso do cinto.
Desde 2010, o Latin NCAP já realizou o crash test em 41 modelos. Destes, apenas cinco modelos foram avaliados com nota máxima. São eles:  Ford Focus, Volkswagen Jetta, Seat Leon, Ford EcoSport e Volkswagen up!. Os piores resultados são do Nissan Tsuru, Renault Clio, Geely CK e Chevrolet Agile (sem airbags), que não obtiveram nenhuma estrela no teste.
Fiat novo Palio com airbag duplofabricado na Argentina
- 3 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
A falta de fixação Isofix para cadeirinhas e a ausência de cintos de segurança de três pontos em todas as posições do veículo influenciaram no resultado.


Chevrolet Spark sem airbags fabricado na Coréia do Sul 
- 0 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
Segundo o Latin NCAP, a carroceria é instável e pode trazer lesões sérias na região da cabeça dos ocupantes.


Chevrolet Onix fabricado no Brasil
- 3 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
Apesar da estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de Isofix contribuiu para uma pontuação baixa.



Peugeot 208 fabricado no Brasil
- 4 estrelas na proteção de adultos
- 3 estrelas na proteção infantil
A estrutura foi qualificada como estável, porém dispositivos como como ESC, airbags laterais e Isofix não estão no modelo básico da América Latina.


 
Fiat novo Palio sem airbags fabricado na Argentina
- 0 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
De acordo com o Latin NCAP, desde maio, a Fiat encerrou a produção deste modelo.

 

 
Saiba como funcionam os sensores instalados nos dummies. São esses dispositivos que identificam as regiões, força, momento de impacto e possíveis escoriações que os ocupantes teriam durante uma colisão:
Especial_Dummy_Crash Test (Foto: Autoesporte/Cesvi)

 
Fonte: Auto Esporte

Obrigado, amigos coreanos! Com a ajuda de Deus, muito em breve voltarei à Ásia!      Papa Francisco











Vá com o Espírito Santo e o Imaculado Coração de Maria!

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