Fiat Palio e Chevrolet Onix também foram testados na 5ª etapa do programa, mas não se saíram tão bem, conquistando apenas 3 estrelas em segurança para adultos
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O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, Latin NCAP, divulgou nesta terça-feira (19) o resultado de uma nova bateria de testes de segurança. Nessa etapa foram testados os modelos Chevrolet Spark, Fiat novo Palio com airbag , Fiat novo Palio sem airbag, Chevrolet Onix e Peugeot 208. Dos modelos fabricados e vendidos no Brasil, aquele a alcançar a melhor avaliação foi o hatch Peugeot 208, que recebeu quatro estrelas no quesito segurança para adultos e três estrelas para segurança para crianças. Já os compactos Chervrolet Onix e Chevrolet Palio ficaram com uma avaliação apenas satisfatória com três estrelas para adultos e duas estrelas para crianças.
O Fiat novo Palio sem airbag, está entre os piores carros avaliados pelo programa. O compacto não recebeu estrela alguma no teste de colisão no quesito para segurança para adultos e apenas duas estrelas no quesito de segurança para crianças, embora desde maio a montadora tenha parado a produção do modelo sem o item de segurança. Desde janeiro de 2014, o airbag duplo é obrigatório no Brasil. A mesma pontuação baixa foi alcançada pelo Chevrolet Spark, que não é vendido no país.
Segundo o Latin NCAP, o desempenho do Chevrolet Onix decepciona, por ser um projeto novo. Apesar de a estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de Isofix e de cintos de três pontos em todas as posições, bem como o desempenho dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) afetaram na avaliação final. A instituição diz esperar que a Chevrolet atinja logo as cinco estrelas em vez de ficar com seus atuais e desapontadores resultados.
“É alentador ver como os fabricantes trazem plataformas novas e mais seguras para a região. Contudo, equipamentos básicos aqui adotados estão aquém dos usados em outros mercados, como o europeu, em que um mesmo modelo é vendido mais barato que na América Latina”, Alejandro Furas, diretor técnico do Latin NCAP. Apesar do Peugeot 208 nacional ter conseguido cinco estrelas, vale ressaltar que o único veículo fabricado no Brasil a conquistar as cinco estrelas até hoje foi o Volkswagen up!, avaliado em janeiro deste ano.
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Metodologia
O Latin NCAP realiza os crash tests frontais de veículos cedidos por montadoras ou adquiridos a partir do patrocínio de instituições que apoiam o programa. A colisão é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros. A nota máxima para cada avaliação é de cinco estrelas.
Neste ano, o Latin NCAP aumentou a exigência de avaliação para os ocupantes crianças. Agora, é utilizada uma nova tecnologia de dummy infantil (boneco Q) para representar crianças de três anos e de 18 meses. Além disso, o programa agora também leva em consideração a facilidade de instalação dos equipamentos de retenção infantil. Para o Latin NCAP, adoção dos sistemas de ancoragem Isofix é peça-chave para reduzir a probabilidade de uma instalação incorreta e, geralmente, melhora o desempenho dinâmico.
SAIBA COMO FUNCIONA O TESTE DE SEGURANÇA DO LATIN NCAP | |
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Teste de Impacto | Frontal pacial (40%) e lateral com barreira móvel deformável |
Teste para Crianças | Fixação das cadeirinhas com Isofix em complemento aos testes de impacto |
Testes Complementares | Aviso de uso do cinto de segurança |
Velocidade do Impacto Frontal | 64 km/h |
Quem Financia os Testes | O próprio Latin NCAP ou a fabricante do veículo testado. |
Para Tirar a Nota Máxima | Oferecer Isofix de série no Brasil, Argentina e México, ter sistema ABS de quatro canais (que permite a instalação do ESP) e possuir aviso do uso do cinto. |
Desde 2010, o Latin NCAP já realizou o crash test em 41 modelos. Destes, apenas cinco modelos foram avaliados com nota máxima. São eles: Ford Focus, Volkswagen Jetta, Seat Leon, Ford EcoSport e Volkswagen up!. Os piores resultados são do Nissan Tsuru, Renault Clio, Geely CK e Chevrolet Agile (sem airbags), que não obtiveram nenhuma estrela no teste.
Fiat novo Palio com airbag duplofabricado na Argentina
- 3 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
A falta de fixação Isofix para cadeirinhas e a ausência de cintos de segurança de três pontos em todas as posições do veículo influenciaram no resultado.
- 2 estrelas na proteção infantil
A falta de fixação Isofix para cadeirinhas e a ausência de cintos de segurança de três pontos em todas as posições do veículo influenciaram no resultado.
Chevrolet Spark sem airbags fabricado na Coréia do Sul
- 0 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
Segundo o Latin NCAP, a carroceria é instável e pode trazer lesões sérias na região da cabeça dos ocupantes.
Chevrolet Onix fabricado no Brasil
- 3 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
Apesar da estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de Isofix contribuiu para uma pontuação baixa.
Peugeot 208 fabricado no Brasil
- 4 estrelas na proteção de adultos
- 3 estrelas na proteção infantil
A estrutura foi qualificada como estável, porém dispositivos como como ESC, airbags laterais e Isofix não estão no modelo básico da América Latina.
Fiat novo Palio sem airbags fabricado na Argentina
- 0 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
De acordo com o Latin NCAP, desde maio, a Fiat encerrou a produção deste modelo.
- 0 estrelas na proteção de adultos
- 2 estrelas na proteção infantil
De acordo com o Latin NCAP, desde maio, a Fiat encerrou a produção deste modelo.
Saiba como funcionam os sensores instalados nos dummies. São esses dispositivos que identificam as regiões, força, momento de impacto e possíveis escoriações que os ocupantes teriam durante uma colisão:
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