sexta-feira, 28 de março de 2014

Novo Corolla já tem espera de 30 dias nas lojas

Concessionárias têm bom atendimento e modelo para test-drive, mas vale ficar atento à possibilidade de sobrepreço

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

 
A- A+
 
25/03/2014 10h10 - atualizado às 10h22 em 25/03/2014
Novo Toyota Corolla já tem espera nas lojas (Foto: Giulia Lanzuolo/Autoesporte)
O novo visual do Toyota Corolla já era conhecido do publico brasileiro desde o início de 2013, quando a versão europeia do sedã foi apresentada ao mundo. Ainda assim, a chegada do modelo causou furor e, menos de duas semanas após o lançamento, algumas concessionárias já oferecem prazos de um mês para a entrega do veículo. A meta da montadora japonesa é emplacar 60 mil unidades no ano. Em 2013, foram 54.103 no total.
A versão de entrada, chamada GLi, ficou R$ 4.470 mais cara do que em sua geração anterior, partindo de R$ 66.570. Mas o aumento parece não intimidar consumidores, que correm o risco de passar desapercebidos por sobrepreços. Autoesporte foi às lojas para avaliar as condições de venda do sedã em autorizadas da capital paulista.
Qualidade de atendimento

Apesar de ter uma legião de clientes fiéis, os lojistas não dispensam esforços para arrebanhar mais candidatos a essa condição. Na maioria das concessionárias a movimentação era intensa, nem por isso deixamos de ser atendidos de pronto. Os vendedores sabiam todos os dados questionados de cabeça, a exemplo do volume do porta-malas (470 litros), o mesmo da geração anterior, e da potência do veículo (até 154 cv). Todos lembraram de mencionar que agora o Corolla dispensa o tanquinho de partida a frio. Valia ter explorado mais as mudanças no motor, que recebeu controle eletrônico no acelerador, por exemplo. Dos seis lojistas consultados, apenas um mencionou a alteração.
Em nossas visitas às concessionárias, fomos acompanhados pela dona de casa Eugênia Gioacchini, 77 anos, que já foi proprietária de quatro Corollas seguidos. Hoje, ela é proprietária de um modelo 2009 na versão topo de linha. Na geração atual, ele corresponde à variante Altis (R$ 92.990). Ao consultar os vendedores sobre este veículo, ela recebeu mais de uma vez a resposta de que as mudanças do XEi (intermediário) para o Altis são poucas, por isso é deveria reavaliar a compra. Por R$ 13 mil a mais, a Altis traz sete airbags, controle de velocidade decom cruzeiro, acendimento automático dos faróis, bancos de couro bege com ajuste elétrico, faróis baixos em LED, lanternas dianteiras e traseiras em LED e recolhimento elétricos dos retrovisores externos.
Toyota Corolla 2015 (Foto: Giulia Lanzuolo/ Autoesporte)
Infraestrutura

Em todas as concessionárias visitadas por Autoesporte, as três variantes do sedã estavam disponíveis para serem exploradas pelos clientes tanto na visitação quanto em test-drives, geralmente realizados no momento da visita. Curioso é observar como a versão de entrada é ignorada nas autorizadas. O Corolla mais barato é o GLi com câmbio manual, vendido por R$ 66.750. Mas, ao serem questionados sobre o preço dele, todos os vendedores citam os R$ 69.990 da versão equipada com transmissão automática. Vale lembrar que a Toyota aposta em 70% do mix de vendas para a versão XEi, a intermediária.
Toyota Corolla 2015 (Foto: Giulia Lanzuolo/ Autoesporte)
Negociação

Em geral, as concessionárias seguem o preço de tabela determinado pela montadora. Porém, é bom ficar ligado. Em duas das concessionárias contatadas pela reportagem, havia sobrepreço de R$ 900 para as versões GLi e XEi. No caso da versão Altis, o ágio baixava para R$ 810, resultando num valor final de R$ 93.800. As taxas de juros também são altas para o recém-chegado, a exemplo da tarifa de 1,59% para 30% de entrada do valor do carro.
Na hora de avaliar o Corolla 2009 de nossa personagem, houve discrepância. No primeiro estabelecimento, ofereceram apenas R$ 20 mil no carro, estipulado em R$ 42.399 pela tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica). Em outras duas lojas, o veículo foi negociado por R$ 40 mil.
Algumas autorizadas ainda têm o novo Corolla para pronta entrega, a não ser que o cliente opte pela cor branca perolizada, que exige ao menos 15 dias de espera devido ao processo complexo de pintura, segundo afirmou um dos lojistas. Em outros estabelecimentos, o veículo era prometido apenas para o mês de maio. "Já recebemos e já vendemos todos", respondeu um concessionário ao ser indagado sobre a chegada do sedã.

Fonte: Auto Esporte

Vá com Nosso Senhor Jesus Cristo e a Santíssima Virgem Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.