Modelo foi o primeiro da montadora japonesa a receber o propulsor no Brasil; novo Versa também será equipado com o novo bloco
A Nissan mostrou suas reais ambições com o March. Nesta quinta-feira (29), a montadora japonesa apresentou a nova linha do hatch, agora equipada com um motor 1.0 12V três cilindros, com 77 cv de potência e 10 kgfm de torque, tanto com gasolina quanto etanol. Fabricado em Resende (RJ), o modelo hoje emplaca cerca de 3 mil unidades mensais e essa será a chance de alcançar alguns hatches com melhor desempenho de vendas e já conhecidos por seus propulsores triclíndricos, como Ford Ka, Volkswagem up! e Hyundai HB20. O modelo parte de R$ 35.990, na versão de entrada, chamada de Conforto, que oferece de série com ar- condicionado e direção elétrica progressivamente assistida.
SAIBA MAIS
A gama de variantes continua no 1.0 S que soma trio elétrico e chaves com telecomando por R$ 37.990. Já o mais completo 1.0 SV parte de R$ 40.990 e soma aos itens oferecidos pelos mais baratos equipamentos como rádio com Bluetooth e volante multifuncional, afora equipamentos estéticos como faróis de neblina, aerofolio e rodas de liga leve aro 15.
As novidades não terminam aí. Tal como o 1.0, o 1.6 dispensa tanquinho de partida a frio. Ainda com 111 cv, ele repete os itens oferecidos nas versões do 1.0 e parte de R$ 40.990 na configuração de entrada. O propulsor mais potente é o único que conta com a versão topo de linha SL, que traz condicionado digital, navegador GPS com conexão para redes sociais, câmera de ré e rodas de liga leve aro 16.
De acordo com a montadora, tanto o New March quanto o March, vendido em versão única, serão equipados com o novo motor. O próximo a receber a novidade será o novo Versa, a ser oferecido em seis versões, de acordo com documentos apresentados pelo Inmetro. A transmissão dos três modelos continuará sendo a manual de cinco velocidades.
De acordo com a montadora, tanto o New March quanto o March, vendido em versão única, serão equipados com o novo motor. O próximo a receber a novidade será o novo Versa, a ser oferecido em seis versões, de acordo com documentos apresentados pelo Inmetro. A transmissão dos três modelos continuará sendo a manual de cinco velocidades.
Novo motor
Batizado de HR10, novo motor deriva do bloco HR12, um 1.2 empregado em outros mercados pela Nissan. Para diminuir a capacidade cúbica, a montadora cortou, por exemplo, o curso do pistão. O propulsor tem construção moderna com bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro e comandos de válvulas variável na admissão para dar mais força em baixas rotações. Além dos cuidados para evitar vibrações que vitimam os tricilíndricos.
"Temos que admitir que essa arquitetura de três cilindros tem pontos negativos, como vibrações e ruídos, pois os pistões das extremidades se movem no sentido contrário um ao outro", admite Jean-Philippe Thery, gerente de produto da Nissan.
Para compensar, o motor promete economia de combustível. O hatch recebeu classificação A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, acançando médias de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol, e 12,9 km/l e 15,1 km/l, com gasolina, de acordo com a marca. Outra vantagem, segundo Jean-Philippe, é a otimização da curva de torque. Graças às mudanças, o modelo consegue oferecer mais força em rotações mais baixas.
"Temos que admitir que essa arquitetura de três cilindros tem pontos negativos, como vibrações e ruídos, pois os pistões das extremidades se movem no sentido contrário um ao outro", admite Jean-Philippe Thery, gerente de produto da Nissan.
Para compensar, o motor promete economia de combustível. O hatch recebeu classificação A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, acançando médias de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol, e 12,9 km/l e 15,1 km/l, com gasolina, de acordo com a marca. Outra vantagem, segundo Jean-Philippe, é a otimização da curva de torque. Graças às mudanças, o modelo consegue oferecer mais força em rotações mais baixas.
Mercado
Segundo a Nissan, foram investidos R$ 100 milhões para a produção do novo 1.0 12V, que se junta ao já nacionalizado 1.6 16V de 111 cv na fábrica de motores. A planta começou a operar em abril do ano passado. Até 2016, lá será produzido também o novo Kicks, SUV com motor 1.6 16V e câmbio CVT.
De acordo com executivos da marca, a intenção é que o New March apresente um crescimento sustentável com a chegada do novo motor três cilindros. Por enquanto, eles afirmam que a meta de emplacamentos permanece na faixa das 3 mil unidades ao mês.
Confira todos os preços, versões e equipamentos.
New March 1.0 Conforto - R$ 35.990
Ar-condicionado e direção elétrica progressiva.
Ar-condicionado e direção elétrica progressiva.
New March 1.0 S - R$ 37.990
Itens da versão Conforto e acrescenta trio elétrico e chave com telecomando.
Itens da versão Conforto e acrescenta trio elétrico e chave com telecomando.
New March 1.0 SV - R$ 40.990
Itens da versão S e acrescenta rádio com Bluetooth, faróis de neblina, volante multifuncional, rodas aro 15.
Itens da versão S e acrescenta rádio com Bluetooth, faróis de neblina, volante multifuncional, rodas aro 15.
New March 1.6 S - R$ 40.990
Trio elétrico e chave com telecomando.
Trio elétrico e chave com telecomando.
New March 1.6 SV - R$ 43.990
Itens da versão S e acrescenta rádio com Bluetooth, faróis de neblina, aerofólio, volante multifuncional e rodas aro 15.
Itens da versão S e acrescenta rádio com Bluetooth, faróis de neblina, aerofólio, volante multifuncional e rodas aro 15.
New March 1.6 SL - R$ 47.490
Itens da versão SV e acrescenta navegador com acesso a redes sociais, câmera de ré, ar-condicionado digital e rodas aro 15.
Itens da versão SV e acrescenta navegador com acesso a redes sociais, câmera de ré, ar-condicionado digital e rodas aro 15.
Fonte: Auto Esporte
O verdadeiro amor não olha ao mal recebido. Rejubila em fazer o bem. Papa Francisco
Vá com o Espírito Santo e o Imaculado Coração de Maria!
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