segunda-feira, 9 de junho de 2014

Com descontos de até R$ 4 mil, VW up! entra na lista dos mais vendidos

Hatch compacto conquistou 14º lugar no ranking da Fenabrave, totalizando 5.744 unidades emplacadas em maio

por GIULIA LANZUOLO
 
 
07/06/2014 11h06 - atualizado às 11h07 em 07/06/2014
Vokswagen up! (Foto: Fabio Aro)
Há cerca de quatro meses, a Volkswagen lançava o up! com a missão de que o novo popular encabeçasse a tabela de mais vendidos, deixando para trás o clássico Gol. Apresentado pela montadora como o novo Fusca, o hatch compacto passou por aumento 171,5% nos emplacamentos desde que chegou ao mercado, totalizando 16.813 unidades no ano, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No mesmo período, ele escalou 18 posições no ranking da organização e hoje está em 14º.
Para Milad Kalume Neto, gerente de negócios da consultoria Jato Dynamics, a progressão de vendas só veio depois da Volkswagen ter se conscientizado de que havia posicionado o novo produto de maneira equivocada. A partir de então, a marca deu início a uma atuação em duas frentes, visando reduzir indiretamente o preço do carro. “A primeira frente foi  de incentivos públicos, divulgados pela mídia, em tudo aquilo que o consumidor pode identificar. O segundo é o incentivo ao concessionário, dando um bônus quando ele consegue vender o carro acima da média, por exemplo”, afirma Kalume.
De fato, em concessionárias contatadas pela reportagem, haviam descontos em todas as versões do compacto. O abono mais alto encontrado era de até R$ 4.090 para a variante de entrada, denominada take up! O menor abatimento foi de R$ 1.360 para a high up! Apesar da redução de preço, as concessionárias não têm oferecido juros zero para o veículo. Em algumas lojas, a menor taxa negociada era de 0,79%.
Vokswagen up! (Foto: Fabio Aro)
Conjuntura de mercado
Hoje, o Chevrolet Onix é o modelo “feito do zero” mais vendido do país. Os primeiros quatro meses de vida do hatch foram mais prósperos que os do up! O hatch da GM chegou às lojas em outubro de 2012 e um mês depois somava 7.409 unidades emplacadas, ocupando a 10º na lista da Fenabrave. Quatro meses depois, ele estava em 6º lugar, com 9.408. A evolução foi vagarosa, com aumento de 27%, porém mais positiva que a do atual concorrente da Volkswagen.
Para Kalume, a disparidade não vem apenas do posicionamento de produto distinto, mas do momento em que eles foram lançados. “O Onix foi lançado em um mercado em ascenção, ainda com incentivos do governo. O up! foi lançado num mercado já restritivo, em recessão. Naquele momento, tiveram três lançamentos: Onix, HB20 e Etios, competindo entre si. Além disso, o mercado tinha uma valor inicial menor, em função da não obrigatoriedade de airbag e ABS. No mais, havia um mercado de baixa restrição ao crédito. Os bancos abrem as torneiras mais para o final do ano do que para o início, quando o up! foi lançado”, diz o gerente de negócios.
Vale lembrar que à época em que o hatch da GM chegou ao mercado, não era cobrado IPI para veículos novos. Hoje a taxa é de 9% para carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex. No mês de julho, ela pode ser reajustada num patamar próximo a 11%.
Vokswagen up! (Foto: Fabio Aro)


























Fonte: Auto Esporte


Não murmuremos dos outros pelas costas, mas digamos-lhes abertamente o que pensamos.
Papa Francisco

Vá com a Santíssima Trindade e o Imaculado Coração de Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.