Competição estimula estudantes a construírem protótipos super-econômicos
25/04/2014 12:14 | Autor: Vinícius Montoia
Existem cinco equipes brasileiras participando do Shell Eco-marathon, competição de veículos protótipos, na qual o vencedor é determinado por conta do maior número de quilômetros percorridos com a menor quantidade de energia. Times dos Estados Unidos, Canadá, México, Guatemala e Brasil estão reunidos no Texas (EUA) para a competição que começa hoje e vai até domingo (27/04).
Na edição anterior, em 2013, a competição conseguiu um recorde impressionante: percorrer 1.525 quilômetros com apenas um litro de combustível. Essa distância é a mesma entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
“Estamos muito satisfeitos com o aumento no número de universidades brasileiras participantes – em 2013 foram três - pois isso reflete o avanço da pesquisa energética no país”, analisa Leíse Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil.
A disputa incentiva universidades e instituições de ensino de todo o mundo a desenvolverem protótipos, juntamente com seus alunos, que possam percorrer grandes distâncias com o mínimo de energia. O Brasil é o único país da América do Sul com representantes de cinco instituições: três de Minas Gerais (CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica, Universidade Federal de Itajubá e a UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais), uma de São Paulo (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e uma de Santa Catarina (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina).
Resta esperar o resultado desse ano. O Brasil já ficou em primeiro lugar em 2009, vencendo o prêmio na categoria Design.
Fonte: Carro Online
"Ninguém pode sentir-se dispensado da partilha com os pobres nem da justiça social (EG 201)". Papa Francisco
Vá com o Espírito Santo e a Santíssima Virgem Maria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.