sábado, 8 de fevereiro de 2014

Porsche 911 S de 1973 vira Carrera RS

Empresário apaixonado pela marca trocou motor original de 190 cv por 2.7 de 210 cv trazido pela Dacon


Rodrigo Sammy
Novo motor foi comprado em MG - Rafael Arbex/Estadao
Rafael Arbex/Estadao
Novo motor foi comprado em MG

O empresário Clifford Li é apaixonado por carros da Porsche desde 1968, ano em que seu pai comprou um 912 zero-km. Na última década, nada menos que sete modelos da marca alemã passaram por sua garagem, mas seu preferido é o belo, e raro, 911 S feito em 1973 que acabou se transformando em um raríssimo 911 Carrera RS 2.7
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Saiba mais sobre a Porsche
++ Veja outros modelos dos leitores do JC
Li conta que o esportivo foi trazido pela Dacon, então importadora da Porsche, com carroceria e acabamento do RS 2.7. No cofre do motor, contudo, havia um motor 2.4 de 190 cv.
Quando adquiriu o carro, em 2012, sua primeira providência foi iniciar a busca pelo propulsor mais “nervoso”. Demorou, mas Li encontrou seu objeto de desejo com outro fã da marca.

“Ele concordou em vender o ‘coração’ original, mas eu teria de ir buscá-lo em Governador Valadares (MG), a 915 km de distância da capital”, conta o empresário. Segundo ele, o resultado compensou a viagem.
“Soube que um RS 2.7 original foi negociado por R$ 1.85 milhão. Nos EUA, um desses não sai por menos de US$ 650 mil”, afirma Li. Ele diz que já recebeu várias ofertas pelo 911, mas não pretende vendê-lo.

O empresário, que já teve modelos como um Carrera 2 Cabriolet 1991, diz que o 911S é o mais empolgante de todos. “O prazer que tenho quando ligo o motor de 210 cv é imenso.”
Li conta com orgulho as aventuras a bordo dos esportivos alemães. “Meu pai saía de madrugada para guiar o 912 dele. Descíamos para o litoral e voltávamos curtindo o vento no rosto.”

As ligações com a Porsche n param por aí. “Nasci em 1963, mesmo ano do lançamento do 911.” Quando não está a bordo do RS, o empresário cuida das cerca de mil miniaturas de Porsche que guarda em três locais diferentes. “Tenho exemplares nas escalas 1/12, 1/18 e 1/43.”
História
O 911 Carrera RS 2.7 surgiu a partir de uma regra criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) determinando que, para correr no Grupo 4 (categoria de carros de turismo modificados) a fabricante tinha de fazer ao menos 500 unidades “para as ruas”. O sucesso do Porsche foi tão grande que 1.636 deles foram produzidos entre 1972 e 1974. Destes, apenas 14 vieram ao Brasil.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.