quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Custo do carro elétrico é quatro vezes menor

Comparação foi feita com etanol e em um trecho marcado entre Campinas, interior de São Paulo, e a capital
Renault Zoe tem autonomia para rodar 210 km - Renault/Divulgação
Renault/Divulgação
Renault Zoe tem autonomia para rodar 210 km
Uma pesquisa sobre os impactos da utilização de veículos elétricos, elaborado pela CPFL, aponta que a utilização do elétrico é cerca de quatro vezes mais em conta do que a de um carro convencional.
Os dados levantados esclarecem que o valor do quilômetro rodado, em um carro a combustão, considerando o uso do etanol, é de aproximadamente R$ 0,19, enquanto o do veículo movido à eletricidade é de R$ 0,05.
Para divulgar as conclusões iniciais do trabalho, o grupo fez a primeira viagem de ida e volta entre Campinas, interior de São Paulo, e a capital com um Renault Zoe, que tem autonomia aproximada de 210 km. O automóvel foi reabastecido em um eletroposto recém-inaugurado no Shopping Pátio Paulista, zona sul.
Um dos objetivos da primeira etapa do estudo era determinar qual seria o impacto para a carga de energia elétrica com a utilização em massa de veículos elétricos. As projeções iniciais apontam que o uso desta tecnologia consumiria entre 0,6% a 1,7% da carga do SIN (Sistema Interligado Nacional), em 2030, quando a frota de veículos elétricos atingir respectivamente 5,0 milhões e 13,3 milhões de unidades.
Além desta pesquisa, a CPFL Energia viabiliza o uso de frotas elétricas às empresas, cedendo veículos e instalando eletropostos. Conforme estatísticas da empresa, os seis veículos da frota que atendem seis empresas percorreram 14.738 quilômetros e consumiram 2.450 KWh de energia elétrica, o que equivale ao consumo aproximado de 12 residências durante um mês. Os veículos deixaram de emitir 1.61 ton/CO2 na atmosfera, o que representa retirar das ruas aproximadamente 27 carros populares que rodem 15 quilômetros por dia durante um mês.
O custo desse consumo de energia elétrica nos veículos foi de R$ 850. O custo para um carro convencional, a combustão, seria de R$ 2.800, considerando o uso do etanol. Abaixo, um exemplo do modelo oferecido pela CPFL para a empresa que aderir ao programa.
 
Fonte: Jornal do Carro - Estadão
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